1. Escolha um sintetizador para produzir o timbre do baixo. São muitas as opções de sintetizadores, porém para timbres de baixos alguns são mais eficazes. Por exemplo: Reaktor, VB-1, embora eu não goste deste, muitos caras usam de forma legal, Juno, V-Station, Scorpion, Impulse, ES M, dentre outros milhares.

2. No seu seqüenciador você pode escrever as notas de muitas maneiras, e é isso que vai diferenciar seu groove do som. Lembrem-se que o BPM não é o ponto forte pra música ficar bombástica ou devagar, mas sim o groove do baixo com a bateria. Um baixo, na verdade, é visto como uma percussão e, via de regra, fica melhor quando encaixado suas notas com os breaks das batidas. Veja os exemplos de notas tocadas em um pattern do seqüenciador:

a) fig.1 Exemplo de baixo de Fullon, com notas corridas. Dependendo do timbre do baixo do Kick ele poderá abranger a nota da cabeça do compasso (fig.2), mas deve-se tomar muito cuidado pra não saturar e os dois ficarem muito juntos nas suas freqüências.

Fig.1

Fig.2


b) fig.3 Exemplo de baixo de som groove. Bem quebrado e geralmente faz a galera dançar mais devagar. É o groove que a mulherada adora.

Fig.3


c) fig.4 Exemplo de baixo usado muito no progressivo. É uma simples nota colocada no contra tempo, no up beat. Se não usado de maneira certa pode tornar a música muito monótona. Mas também fica perfeito em músicas mais darks.

Fig.4

d) fig.5 Exemplo de baixo usado muito nos fullons atuais, como exemplo o Skazi. As notas são cortadas em 32 no quantize do sequenciador e corridas, geralmente numa única nota

Fig.5

Bem aí estão alguns exemplos de basslines, muito usado em psytrance. Espero que ajude. Uma dica para o timbre do baixo na sua modulação:

No Amplitude Envelope:

Attack – quase zerado. Deixe apenas um pouco se precisar para tirar os estalos do som.

Decay – Fica bom geralmente na metade. Ele não deixa aquela freqüência continua de noise de grave rolando.

Sustain – geralmente se deixá-lo no máximo o timbre fica mais gordo, mas pode dar menos punch no som.

Release – Costume não deixá-lo muito aberto, principalmente quando usar quantize em 32. O som pode ficar poluído se aberto demais.


No Filtro:

Cuttoff – Geralmente eu gosto em mais ou menos uns 40% dele aberto.

Resonância – Deixe zerada. Toda fechada.

Envelope – Vai depender se você está usando o Envelope do filtro. Se usar deve controlar de acordo como programou o envelope do filtro.

No Filter Envelope:

Aqui não vou deixar muitas dicas porque vai do gosto de cada um. Geralmente eu abro apenas o Decay até um 40%. Os outros knobs eu deixo fechados.

Na música não existem regras para produzir, existem padrões. Cada produtor trabalha do seu modo. Eu aqui apenas ensinei como criar um baixo em seu padrão. Seja paciente e você conseguirá fazê-lo. Abraços!!!!

Fonte: http://www.psyte.uol.com.br/

Creditos: Dudu (U-Men Brain)

0 comentários: